Atletismo
Compre com a marca oficial do atletismo brasileiro....
Aqui você vai encontrar tudo o que precisa para praticar o Atletismo com equipamentos reconhecidos por sua alta tecnologia e segurança, certificados pelo IAAF, marcas consagradas no mundo esportivo e a garantia de qualidade Pista e Campo, com os melhores preços do mercado.
Você sabia que o Atletismo é a modalidade de competição mais antiga da história da humanidade? É a base dos Jogos Olímpicos desde sua primeira edição, no ano de 776 a.C. Isso significa que há quase 3 mil anos os atletas vêm aprimorando suas habilidades em corridas, lançamentos e saltos – que são os movimentos mais básicos e instintivos, transformados em competições.
Claro que no início os equipamentos e as técnicas de cada modalidade eram muito diferentes e rudimentares. Conforme os recordes e as regras foram evoluindo, também as pistas, varas, bolas, martelos, barreiras e tantos outros implementos e acessórios passaram por mudanças e padronizações para que todos os atletas tenham condições iguais de competição.
MODALIDADES E FORMATOS
O Atletismo é um esporte com provas de pista, de campo, de rua e combinadas.
As provas de pista são corridas rasas, corridas de revezamento, com barreiras e com obstáculos. Elas podem ser de curta distância ou tiro rápido e seu percurso varia entre 100 e 3 mil metros. As corridas rasas mais curtas são de 100 metros e as mais longas são de 10 mil metros. As corridas com barreiras podem ser de 110 metros e 400 metros, enquanto as de obstáculos são de 3 mil metros – distâncias iguais para competições femininas ou masculinas.
As provas de campo acontecem em estádios e se dividem entre provas de lançamento e de salto. As provas de lançamento são as que utilizam implementos: lançamento de disco, de martelo, de dardo e de peso. Já as provas de salto se dividem entre salto em altura, em distância, salto com vara e salto triplo.
As provas de rua são duas: maratona e marcha atlética. A maratona é a mais famosa corrida de resistência e se baseia na lendária façanha de Pheidíppides, um soldado grego que, em 490 a.C., percorreu o campo de batalha entre as cidades de Maratona e Atenas, uma distância de 40 quilômetros, para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas. Cumprida a missão, ele caiu morto. A maratona moderna tem um percurso ainda maior: 42.195 metros. Já a marcha atlética pode ser de 20 ou 50 mil metros na prova masculina, mas somente de 20 mil metros na feminina. Neste tipo de marcha, os atletas devem correr sem tirar totalmente os pés do chão.
As provas combinadas são o heptatlo e o decatlo. O heptatlo é a combinada feminina, e inclui 7 provas: 100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200 metros rasos, salto em distância, lançamento de dardo e 800 metros rasos. As 10 provas do decatlo, para homens, são 100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros rasos, 110 metros com barreiras, arremesso de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1500 metros rasos.
MAIS UM POUCO DE HISTÓRIA
O pentatlo foi o principal evento olímpico durante as Olimpíadas da Antiguidade e incluía lançamentos de disco, salto em distância e corrida de obstáculos.
Mesmo depois que a Grécia foi conquistada pelos romanos, em 146 a.C., os Jogos Olímpicos continuaram a acontecer até 394 a.C., quando o imperador romano Teodósio acabou com a festa.
Durante oito séculos os jogos não foram celebrados, mas também não foram esquecidos. Todas as modalidades foram disputadas em competições menores por todo o mundo, até que em 1896 os Jogos Olímpicos voltaram a ser realizados – o primeiro da idade moderna foi realizado em Atenas, na Grécia. Mais tarde os jogos passaram a ser sediados em vários países com intervalos de quatro anos, exceto em tempo de guerra. Em 1912 foi fundada a Associação Internacional de Federações de Atletismo, em Londres, entidade que estabelece as regras e oficializa os recordes até hoje.
CURIOSIDADE
Você sabe por que a maratona ganhou mais 2.195m? Por causa da família real britânica. Em 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres, o percurso foi alterado para que o Rei Eduardo VII pudesse assistir ao início da prova do jardim do Castelo Windsor. E os 42.195 metros se tornaram a distância oficial até hoje.
ONTEM E HOJE
A primeira maratona dos Jogos Olímpicos modernos foi realizada no ano de 1896, no percurso original de 40 km, e seu vencedor foi o atleta grego Spiridon Louis, com o tempo de 2horas, 58 minutos e 50 segundos.
O mais recente campeão da maratona é o queniano Eliud Kipchoge, que venceu a prova em 2 horas, 8 minutos e 44 segundos, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Praticamente 50 minutos de diferença entre a primeira e a última prova da história oficial das Olimpíadas.
A evolução nos recordes é resultado, em parte, pelo avanço na tecnologia utilizada nos equipamentos de empresas como a Vinex, Polanik, Nordic, Gill, Sportland, Nelco, Asics e Nike.
- Tamanho (número) 34 Remover este Item
- Gênero Masculino Remover este Item